Refeno conta apenas com 37 inscritos

Posted on Posted in Uncategorized

O que está acontecendo com o mundo da vela oceânica?

Já participamos de edições da REFENO com quase a totalidade de inscritos, 147 veleiros. Isso mesmo, acreditem! Claro que apenas uma parte deles conseguiram chegar até o final e outros desistiram antes da largada, isso numa das edições mais duras que fez os organizadores mudarem a data para outubro. O que, no ano seguinte, foi um fracasso de vento e voltaram atrás com a data. Apenas 2 anos depois. Depois de duas edições com quase nada de vento.
Em, 2010, chegaram apenas 96 veleiros na Ilha paradisíaca de Fernando de Noronha e desde então as inscrições diminuíram. Claro que não somente por conta das fortes ondas, do forte mar enfrentado.

Também sofremos com a falta de organização da ilha que não consegue receber tantos velejadores e deixa os banheiros uma imundice que dá vergonha e nojo. Em 2014, tivemos a infelicidade de participarmos do acidente que envolveu um bote da organização em “alta velocidade” e o de um de nossos amigos que levava duas de nossas tripulantes. Coisas que acabam sendo esquecidas…

Mas deixemos esses pequenos incidentes, oops..acidentes… de lado e vamos para o texto lançado pela assessoria de marketing da Refeno:

“As inscrições para a 29ª Regata Internacional Recife – Fernando de Noronha (Refeno) seguem a todo vapor. Desde que foi aberto – há quase dois meses -, o cadastro para a maior regata oceânica do Brasil já conta com 37 barcos inscritos e 12 pré-inscritos. A largada está marcada para o dia 30 de setembro, no Marco Zero do Recife.

Até o momento, Pernambuco conta com a maior número de embarcações inscritas na tradicional regata, sedo 13 até agora. Logo atrás vem o Rio de Janeiro, com oito barcos inscritos e dois pré-inscritos. A Bahia aparece com a inscrição de cinco embarcações e a pré-inscrição de mais duas. São Paulo até agora possui quatro representantes inscritos e dois pré-cadastrados.

Rio Grande do Sul, Maranhão, Distrito Federal, Sergipe e Alagoas aparecem todos com uma embarcação cadastrada. Paraná, Acre, Sergipe e Santa Catarina também possuem barcos pré-inscritos na Refeno. A Regata Internacional ainda conta com mais duas embarcações estrangeiras, sendo uma da Argentina e outra do Reino Unido, até o momento.

Os velejadores terão até o dia 28 de setembro para confirmar participação através do site www.refeno.com.br. Estão aptas para participar da Refeno as embarcações da classe ORC, RGS, Mocra, Multicasco, Catamarã, Multicasco Trimarã, Aço, Bico-de-Proa, Aberta e Turismo.

Como todos os anos, os barcos irão percorrer um total de 298 milhas náuticas, o que equivale a 545 quilômetros de distância entre o local de partida, no Marco Zero, e o de chegada, no Mirante do Boldró, em Fernando de Noronha.”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *